top of page
Buscar

Benefícios da Psicoterapia

  • Foto do escritor: Dayanne de Souza
    Dayanne de Souza
  • 13 de jan.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de jan.

Pessoa sorrindo feliz

Por muito tempo, a terapia era vista como um tabu, usada apenas por pessoas desajustadas e inconstantes. Mas, felizmente, esse estereótipo de “terapia é para louco” está ficando no passado. Hoje, há cada vez mais pessoas que percebem a sua importância, estão dispostas a estar em processo terapêutico e desfrutar dos seus benefícios. A fim de inspirar aqueles (as) que ainda não estão cientes dos benefícios que psicoterapia pode proporcionar, trouxe alguns motivos para procurar um psicólogo.

De modo geral, em muitos casos, o que leva alguém a procurar um psicólogo é um mal-estar.

Homem na psicoterapia angustiado

Esse incômodo funciona como um ponto de partida para iniciar um processo terapêutico. No primeiro momento, a pessoa que procura pode atribuir o incômodo a um terceiro, pode ser o chefe, a mãe, irmão, namorada, etc. Mas ao longo do processo acaba descobrindo muitas coisas sobre si e mudando sua maneira de pensar. Essa nova perspectiva a respeito do que o cerca é um excelente benefício proporcionado pela terapia. Entender que o mundo não é dividido apenas entre certo e errado, bom e mal, vilão e vítima facilita a compreensão e a percepção a respeito do modo ideal de se relacionar consigo e com as outras pessoas.


Porém, por vezes esse mal-estar pode estar associado a distúrbios como depressão, ansiedade, fobias, síndrome do pânico ou transtornos de personalidade. O tratamento ideal desses quadros clínicos é a combinação de acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Logo, é necessário procurar um psicólogo, pois a terapia pode levar a uma diminuição significativa dos sintomas, promovendo uma melhora na qualidade de vida.


Pessoa refletida no espelho, em busca de autoconhecimento

Outro motivo que leva muitos para o divã é a busca por autoconhecimento. Contudo, o autoconhecimento proporcionado pela psicoterapia é mais profundo, e vai além da mera descoberta do “por que sinto ciúmes?” Ou “como me tornar mais autoconfiante”. Durante o processo de terapia, o indivíduo toma ciência das suas capacidades, dos seus limites, do que está disposto (ou não) a tolerar, e também descobre sentimentos com os quais não deseja lidar. Ou seja, passa a conhecer e, consequentemente, passa a ter responsabilidade pelas sombras que habitam em cada um. Diante desse desvelar, não é possível regredir, uma atitude pode ser tomada, inclusive de não fazer nada a respeito, porém, independentemente do que se decida, será uma atitude consciente.


E por que não é possível regredir? Justamente porque, a partir do momento em que toma consciência, o sujeito passa a ser corresponsável pelo que lhe acontece. Um exemplo prático: uma mulher procura psicoterapia porque está triste, com sintomas de depressão e uma angústia. Depois de algum tempo na terapia, descobre que não quer ficar casada. Esse relacionamento, apesar de ser bom, não está fazendo bem. Diante dessa descoberta, ela tem vários caminhos para seguir, inclusive continuar casada, mas será sua responsabilidade o sofrimento futuro causado pela continuidade do casamento. Então, o maior benefício que a psicoterapia pode proporcionar é autoconhecimento que traz liberdade, o que não exclui uma boa dose de sofrimento.


A quebra de padrões também é um dos benefícios da psicoterapia. Muitas vezes, agimos de

Menina triste na janela

maneira automática, sem compreender completamente os fatores que influenciam nossas decisões e reações. Ao conversar com um psicólogo, o indivíduo tem a oportunidade de refletir sobre suas experiências, emoções e reações. Esse processo de exploração interior ajuda a pessoa a entender melhor suas motivações e as raízes de suas dificuldades. Ao entender as causas subjacentes de nossas emoções e comportamentos, pode-se desenvolver maior clareza sobre quem é e o que realmente deseja na vida, saindo dos padrões negativos.


Profissional com mão no ombro oferecendo suporte

Há aqueles que estão passando por momentos difíceis. A relação com o psicólogo é essencial em momentos de crise ou transições de vida, como a morte de um ente querido, o fim de um relacionamento, mudanças na carreira ou o enfrentamento de doenças graves. Essas experiências podem gerar uma grande carga emocional, e a terapia oferece um suporte para lidar com esses desafios. Também oferece uma relação empática e sem julgamento, que ajuda a fortalecer o sujeito para que se adapte à nova realidade. O psicólogo pode atuar como um guia que ajuda a pessoa a encontrar o equilíbrio emocional durante essas fases difíceis.


Enfim, a psicoterapia é uma prática fundamental para o cuidado da saúde mental e emocional, proporcionando um espaço seguro e confidencial onde as pessoas podem explorar suas emoções, pensamentos e comportamentos. O processo terapêutico oferece uma série de benefícios que vão além do simples alívio de sintomas, ajudando os indivíduos a desenvolverem autoconhecimento, habilidades para lidar com os desafios da vida e, muitas vezes, a transformarem suas perspectivas e padrões de comportamento.


Se você está considerando iniciar terapia, não hesite em procurar ajuda.

 



 
 
bottom of page