Crie um espaço ideal para sua sessão de psicoterapia on-line
- Dayanne de Souza
- 2 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de fev.

A psicoterapia on-line é uma consulta com psicólogo mediada pela tecnologia, pode ser por telefone, e-mail, mensagens ou videochamada. Antes não era permitida, mas devido à pandemia, em 2020, com o isolamento recomendado pela OMS e outras autoridades, e com o aumento dos casos de adoecimento psicológico, causados “pelo medo, ansiedade patológica, depressão, síndrome do pânico, insônia entre outras”, o Conselho Federal de Psicologia permitiu que todos os psicólogos com registro pudessem prestar serviços utilizando as plataformas virtuais.
Essa excelente solução se tornou uma poderosa ferramenta para cuidar da saúde mental, oferecendo uma série de vantagens que a tornam cada vez mais acessível e eficaz, permitindo maior flexibilidade, acessibilidade, praticidade e economia. Contudo, esse novo cenário tem seus desafios, como privacidade, manter o foco, conexão, etc. Pensando nessas questões, separei algumas dicas para que seu atendimento não seja prejudicado:
1. Escolha um lugar tranquilo, se possível agende a consulta no horário em que não tem ninguém em casa ou avise a todos que você estará indisponível por um tempo. Ter liberdade para falar o que quiser é importante, pois quando não tem privacidade acaba não falando tudo, e “deixar de falar” atrapalha a terapia. Ao modelar a fala, alguma coisa pode se perder, e o que não foi dito pode ser importante para a compreensão da situação ou do sintoma.
2. Evite distrações e interrupções e seja pontual. Faça a consulta em uma plataforma diferente do WhatsApp. Caso esteja no computador, feche todos os aplicativos para não se distrair.
3. Use fones de ouvido e tenha uma internet de qualidade. Problemas com os equipamentos, como fones de ouvido, câmera ou instabilidade da internet, atrapalham a comunicação e quebram a concentração, ou cortam o sentimento do momento. Lembre-se de deixar a aparelho carregado.
4. Haja como se estivesse fora de casa no momento da psicoterapia, se arrume, se prepare, esteja sentado (a). O fato de ter um espaço para fazer as sessões de psicoterapia cria a percepção de que aquele tempo e lugar são para seu cuidado, é o seu momento.

5. Reserve um tempo após a sessão para pensar no que foi dito e ouvido. Na forma on-line, o tempo para pensar fica restrito ao período da sessão. É importante pensar no que foi dito, então não marque um compromisso logo após a sessão, tire alguns minutos para refletir, isso contribui para o processo terapêutico.
6. Não tenha medo de ficar em silêncio. Muitas vezes, o silêncio é necessário para refletir, correlacionar as informações e ter insights. Então, se sentiu vontade de ficar em silêncio, fique, se estiver sem jeito, comunique ao psicólogo sua vontade.
É fundamental aproveitarmos essa nova modalidade e explorarmos todas as suas possibilidades. Se você está pensando em começar uma terapia, experimente a terapia on-line, não tenha medo, afinal, o mais importante é buscar ajuda e cuidar de si.